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Esta geração não passará O que Jesus quis dizer com isso?

Uma das frases mais intrigantes de Jesus registrada nos evangelhos é:

“Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.”
Mateus 24:34 (cf. Marcos 13:30, Lucas 21:32)

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Essa afirmação tem desafiado leitores e estudiosos por séculos. O que significa “esta geração”? Estaria Jesus dizendo que o fim do mundo aconteceria durante a vida de seus ouvintes? Ou há algo mais profundo por trás dessas palavras?

Neste artigo, vamos explorar as principais interpretações do termo “geração” nesse contexto, trazendo luz bíblica, histórica e teológica — com contribuições de pensadores como C.S. Lewis e N.T. Wright.

1. “Geração” como o grupo de pessoas vivas na época de Jesus

Essa é a leitura mais direta. Jesus estaria dizendo que os eventos descritos — como sinais nos céus, perseguições, guerras e sua vinda em glória — aconteceriam dentro de 30 a 40 anos, o que é a duração comum de uma geração.

Destruição de Jerusalém (70 d.C.)

Alguns estudiosos afirmam que o que Jesus estava prevendo era a destruição do Templo de Jerusalém pelos romanos, que ocorreu cerca de 40 anos depois, em 70 d.C. Para essa linha de pensamento, essa tragédia foi o “cumprimento parcial” das profecias.

Mas nem todos os eventos descritos em Mateus 24 pareceram se cumprir naquela época, como a vinda gloriosa do Filho do Homem nas nuvens.

2. “Geração” como raça ou povo — o povo judeu

A palavra grega usada por Jesus — geneá — pode significar também “raça” ou “linhagem”. Assim, outra interpretação sugere que Jesus estava dizendo:

“O povo judeu não desaparecerá até que todas estas coisas aconteçam.”

Essa leitura é aceita por muitos porque permite que as profecias ainda estejam em processo de cumprimento. A preservação do povo judeu ao longo dos séculos pode ser vista como uma confirmação disso.

3. “Geração” como tipo de humanidade incrédula

Outra abordagem é entender “geração” como um caráter moral, não cronológico. Na Bíblia, muitas vezes “geração” é usada para se referir a um grupo corrompido ou rebelde:

“Geração má e adúltera pede um sinal…” (Mateus 12:39)

Aqui, Jesus poderia estar dizendo que esse tipo de humanidade persistirá até o fim dos tempos — a humanidade que rejeita a verdade, que persegue os justos, que se opõe a Deus.

4. “Geração” como um período simbólico ou cíclico

Biblicamente, uma geração pode ser considerada como um período de 35 a 70 anos, dependendo do contexto. Mas muitos estudiosos veem os discursos apocalípticos de Jesus como profecia simbólica — em linguagem típica dos profetas do Antigo Testamento, como Daniel ou Ezequiel.

O que dizem teólogos contemporâneos?

C.S. Lewis

C.S. Lewis, em seu livro “O Problema do Sofrimento” e outros ensaios, confessou desconforto com esse versículo. Ele chegou a dizer que essa foi “a afirmação mais embaraçosa de Jesus”, pois parece implicar que ele errou sobre o tempo do fim.

Mas Lewis também ponderava que talvez a nossa compreensão dos termos usados por Jesus seja limitada — e que nem tudo precisa ser interpretado de forma literal ou linear.

“A dificuldade está em nós, não nele.”

N.T. Wright

Já o bispo e estudioso N.T. Wright oferece uma leitura robusta e histórica: para ele, Jesus estava mesmo falando sobre a destruição de Jerusalém como o “fim de uma era” — o fim do antigo pacto, do templo, da ordem judaica da época.

Wright argumenta que “a vinda do Filho do Homem” não se refere ao fim do mundo, mas à vindicação de Jesus como Messias, que se confirma com os eventos de 70 d.C.

“O sermão profético de Jesus é mais sobre o fim de Jerusalém do que o fim do mundo.”
— N.T. Wright, Jesus and the Victory of God

Conclusão: Então… o que é “geração”?

A resposta é: depende da lente que usamos. E talvez Jesus tenha usado uma linguagem propositalmente aberta, como os profetas faziam — misturando cumprimento próximo e escatologia futura, o aqui e o por vir.

  • Se “geração” for literal, o foco pode ser 70 d.C.
  • Se for simbólico, pode se referir ao tipo humano que rejeita a Deus.
  • Se for étnico, é sobre a permanência do povo judeu.
  • E se for profético, então muitas camadas ainda podem se cumprir.

Palavras finais

Talvez o mais importante não seja quando essas coisas acontecerão, mas como vivemos enquanto esperamos.

“Quanto ao dia e à hora, ninguém sabe — nem os anjos, nem o Filho, somente o Pai.”
— Mateus 24:36

A promessa de Jesus é de que, mesmo em meio ao caos e à incerteza, ele virá — e não tardará. E como disse o apóstolo Pedro:

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tenham por tardia, mas é longânimo…”
— 2 Pedro 3:9

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